Nunca sonhei chegar onde estou. Consegui-o porque tenho uma equipa dedicada, apaixonada e entusiasmada, que se distingue pela vontade de aprender sempre mais e fazer cada vez melhor.

José Avillez


A HISTÓRIA

Português e cozinheiro, José Avillez tem como principal missão promover a gastronomia portuguesa e contribuir para fazer de Portugal um destino gastronómico de excelência. É considerado uma referência da gastronomia em Portugal e tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além.

A enorme curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender têm contribuído decisivamente para a sua criatividade e evolução, embora a grande fonte de inspiração seja a cozinha portuguesa. Define-se como um chef apaixonado pela gastronomia e pelo seu país, inovador e criativo, sem nunca esquecer a tradição, a qualidade, a autenticidade e o valor do trabalho.

José Avillez cresceu perto do mar e do pinhal, em Cascais, o que influenciou de forma decisiva o seu trabalho. Na Universidade estudou Comunicação Empresarial e recebeu orientação da principal autora sobre gastronomia tradicional portuguesa, Maria de Lourdes Modesto. Estagiou em diversos restaurantes em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o El Bulli de Ferran Adrià, que transformou a sua visão sobre a cozinha.

Em 2008 assumiu o lugar de chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, onde, em 2009, viria a ganhar a primeira Estrela Michelin. Em 2011 decidiu abrir os seus próprios restaurantes e actualmente tem vários em Portugal, em Lisboa e no Porto, e também no Dubai, cada um com o seu próprio conceito, mas todos exprimindo a sua enorme paixão pela cozinha.

José Avillez conta com muitas dezenas de colaboradores entusiasmados que, além de apoiarem o funcionamento dos restaurantes, o ajudam a desenvolver os seus diferentes projectos, entre os quais se destacam os programas de televisão, os livros e os vinhos com a sua assinatura.

Presentemente, o que o entusiasma e faz avançar?

Os momentos de criatividade, porque são as alturas de maior prazer e emoção na minha vida. A minha equipa, que me ajuda a realizar o meu sonho – todos os dias estou agradecido às pessoas que trabalham comigo. Depois há a entrega emocional, o poder 'dar'... e na cozinha, damos! A vida é uma viagem e o importante é dar e deixar mais do que aquilo que levamos.

OS RESTAURANTES

− No BELCANTO (Lisboa - Chiado), distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best Restaurants”, José Avillez oferece uma cozinha portuguesa contemporânea num ambiente sofisticado que ainda mantém o romantismo do antigo Chiado. Esta é a cozinha que verdadeiramente o identifica e que expressa a sua evolução criativa. Abriu em Janeiro de 2012.

belcanto.pt

− O BECO - CABARET GOURMET, (Lisboa - Chiado), é um lugar secreto no BAIRRO DO AVILLEZ, onde se cruza a alta-cozinha com o mundo do espectáculo, numa experiência total e memorável. Neste espaço sofisticado e boémio, com inspiração nos clubes dos anos 20 e 50, o menu de degustação nunca é revelado de antemão. Abriu em Março de 2017.

becocabaretgourmet.pt

− O PÁTEO (Lisboa - Chiado) mais espectacular da cidade, onde o marisco e o peixe são reis, encontra-se no amplo e surpreendente BAIRRO DO AVILLEZ, que reúne diferentes conceitos de restauração inspirados nos melhores sabores portugueses, assinados pelo chef José Avillez. Abriu em Agosto de 2016.

bairrodoavillez.pt

− A TABERNA (Lisboa - Chiado) mais atípica de Lisboa oferece bons sabores portugueses com um toque de criatividade num ambiente muito descontraído. Está aberta todos os dias das 12h00 às 00h00 e encontra-se no BAIRRO DO AVILLEZ. Junto à entrada da TABERNA encontra uma Mercearia irresistível onde se compram iguarias. Abriu em Agosto de 2016.

bairrodoavillez.pt

− O MINI BAR, (Lisboa - Chiado, Porto - Baixa) é o bar gastronómico de José Avillez, que oferece um novo conceito de entretenimento e propõe experiências gastronómicas variadas, repletas de sabor, surpresa e diversão. Este não é um espaço tradicional. Aqui, nem tudo o que parece é. Em Lisboa, abriu em Setembro de 2014. No Porto, abriu em Julho de 2018.

minibar.pt

− O CANTINHO DO AVILLEZ (Lisboa - Chiado e Parque das Nações | Cascais | Porto) propõe boa cozinha de inspiração portuguesa com influências de viagens num ambiente muito confortável. No Chiado abriu em Setembro de 2011; no Parque das Nações, abriu em Maio de 2018; em Cascais abriu em Maio de 2019; no Porto abriu em Setembro de 2014.

cantinhodoavillez.pt

− O CAFÉ LISBOA (Lisboa - Chiado), inserido no Teatro Nacional de São Carlos, surgiu da vontade de dar uma nova vida ao histórico Largo de São Carlos. Conta também com uma magnífica esplanada onde é possível tomar um café, petiscar, almoçar, jantar ou apenas beber um copo, sete dias por semana. Abriu em Setembro de 2013.

cafelisboa.pt

− A PIZZARIA LISBOA (Lisboa - Chiado) é a realização de um sonho antigo. Desde pequeno que José Avillez sonhava abrir uma pizzaria… talvez por se sentir fascinado pela forma como as pizzas viajaram pelo mundo, talvez por adorar o ambiente familiar e alegre das pizzarias, talvez por adorar novos desafios ou, muito provavelmente, por todos estes motivos. Abriu em Março de 2013.

pizzarialisboa.pt

− A TASCA CHIC é um restaurante sofisticado e contemporâneo com sabores portugueses, o JACARÉ, um carnívoro vegetariano, e o CASCABEL, um espaço com os melhores sabores mexicanos, no Gourmet Experience do El Corte Inglés (Lisboa - São Sebastião). Abriram em Dezembro de 2017.

tascachic.pt
jacare.pt
saloncascabel.com

COLABORAÇÕES COM CHEFS DE RENOME INTERNACIONAL

− A CANTINA PERUANA (Lisboa - Cais do Sodré), em parceria com o chef peruano Diego Muñoz, oferece uma cozinha peruana contemporânea no ambiente informal e boémio das típicas cantinas de Lima, e o melhor Pisco Bar de Lisboa. Abriu em Junho de 2017 no Bairro do Avillez e, em Setembro de 2018, mudou-se para a Rua da São Paulo.

cantinaperuana.pt

− A CASA DOS PRAZERES (Lisboa - Chiado) é restaurante luso-asiático com uma cozinha sensorial num espaço envolvente e íntimo, e o REI DA CHINA (Lisboa - Chiado) apresenta refeições rápidas e autênticas inspiradas na comida de rua asiática, em parceria com o chef argentino Estanislao Carenzo, perito em gastronomia asiática. Abriu em Março de 2019.

casadosprazeres.pt
reidachina.pt

− O CASCABEL, no Gourmet Experience do El Corte Inglés (Lisboa - São Sebastião), em parceria com o chef mexicano Roberto Ruiz, propõe sabores mexicanos autênticos e cocktails originais e irresistíveis num ambiente enérgico e irreverente. Abriu em Dezembro de 2017.

saloncascabel.com

PROJECTOS INTERNACIONAIS

− A TASCA, no hotel de 5 estrelas Mandarin Oriental Jumeira no Dubai, é o primeiro projecto de restauração internacional do chef José Avillez, e propõe uma carta de sabores portugueses com um toque contemporâneo num ambiente vibrante. Abriu em Março de 2019.

 

OUTROS PROJECTOS

VINHOS

Em colaboração com o Eng. José Bento dos Santos, na Quinta do Monte D’Oiro, em Lisboa, José Avillez desenvolveu os vinhos JA com a sua assinatura: JA Tinto, produzido unicamente a partir da casta Syrah, JA Branco, feito a partir das castas Viognier e Arinto, e JA Rosé.

LIVROS

Conta com inúmeras participações em livros portugueses e estrangeiros e é autor dos livros “Um Chef em sua Casa”, “Petiscar com Estilo”, “Cantinho do Avillez – As Receitas” e “Combinações Improváveis”.

TELEVISÃO

COMBINAÇÕES imPROVÁVEIS, programa de televisão da SIC Mulher em que, todas as semanas, a partir de um ingrediente principal, José Avillez combinou sabores, texturas e temperaturas, sugerindo uma combinação provável, uma combinação improvável e uma receita para os mais novos.

JA AO LUME, programa de televisão emitido pela SIC Mulher, em que o chef José Avillez ensinou a usar a criatividade no dia-a-dia. Contou com três séries.

FAMÍLIAS FRENTE A FRENTE
José Avillez foi jurado do concurso televisivo da RTP 1, transmitido em horário nobre, em que famílias concorrentes procuraram melhorar os seus dotes culinários trabalhando em equipa.

RÁDIO
Partilhou dicas, receitas rápidas, curiosidades e sugestões numa rubrica recorrente das Manhãs da Comercial – O CHEF SOU EU.

 

INSTAGRAM        

YOUTUBE

FACEBOOK     

AVILLEZ 3.0