«Nunca sonhei chegar onde estou.
Consegui-o porque tenho uma equipa dedicada, apaixonada e entusiasmada, que se distingue pela vontade de aprender sempre mais e fazer cada vez melhor.»


A HISTÓRIA

Português e cozinheiro, José Avillez tem como principal missão promover a gastronomia portuguesa e contribuir para que Portugal seja um destino gastronómico de excelência.
É considerado uma das grandes referências da gastronomia em Portugal e tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além.

A enorme curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender têm contribuído decisivamente para a sua criatividade e evolução, mas a grande fonte de inspiração é a cozinha portuguesa.
Define-se como um chef apaixonado pela cozinha e pelo seu país, inovador e criativo, mas que nunca esquece a tradição, a qualidade, a autenticidade e o valor do trabalho.

José Avillez cresceu perto do mar e do pinhal, em Cascais, o que influenciou de forma decisiva o seu trabalho. Na Universidade estudou Comunicação Empresarial, recebeu orientação da principal autora sobre gastronomia tradicional portuguesa, Maria de Lourdes Modesto, e estagiou em diversos restaurantes em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o El Bulli de Ferran Adrià, que transformou a sua visão sobre a cozinha.

Em 2008 assumiu o lugar de chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, espaço onde viria a ganhar a primeira Estrela Michelin (2009), e, em 2011, decidiu abrir os seus próprios restaurantes. Actualmente tem vários restaurantes em Lisboa e no Porto, cada um com o seu próprio conceito, mas todos exprimindo a sua enorme paixão pela cozinha.

José Avillez conta com muitas dezenas de colaboradores entusiasmados que, além de apoiarem o funcionamento dos restaurantes, o ajudam a desenvolver os seus diferentes projectos, entre os quais se destacam os programas de televisão, os livros e os vinhos com a sua assinatura.

Presentemente, o que o entusiasma e faz avançar?

«Os momentos de criatividade, porque são as alturas de maior prazer e emoção na minha vida. A minha equipa, que me ajuda a realizar o meu sonho – todos os dias estou agradecido às pessoas que trabalham comigo. Depois há a entrega emocional, o poder 'dar'... e na cozinha, damos! A vida é uma viagem e o importante é dar e deixar mais do que aquilo que levamos.»

− No BELCANTO (Lisboa - Chiado), distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best Restaurants List”, José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada num ambiente sofisticado que ainda mantém o romantismo do antigo Chiado. Esta é a cozinha que verdadeiramente o identifica e que expressa a sua evolução criativa. Abriu em Janeiro de 2012.

belcanto.pt

− O BECO - CABARET GOURMET, (Lisboa - Chiado), é um lugar secreto no BAIRRO DO AVILLEZ, onde a alta-cozinha se cruza com o mundo do espectáculo, numa experiência total e memorável. Neste espaço sofisticado e boémio, com inspiração nos clubes dos anos 20 e 50, o menu de degustação nunca é revelado de antemão. Abriu em Março de 2017.

becocabaretgourmet.pt

− O PÁTEO (Lisboa - Chiado) mais espectacular da cidade, onde o marisco e o peixe são reis, encontra-se no amplo e surpreendente BAIRRO DO AVILLEZ, que reúne diferentes conceitos de restauração inspirados nos melhores sabores portugueses, assinados pelo chef José Avillez. Abriu em Agosto de 2016.

bairrodoavillez.pt

− A TABERNA (Lisboa - Chiado) mais atípica de Lisboa oferece bons sabores portugueses com um toque de criatividade num ambiente muito descontraído. Está aberta todos os dias das 12h00 às 00h00 e encontra-se no BAIRRO DO AVILLEZ. Junto à entrada da TABERNA encontra uma Mercearia irresistível onde se compram iguarias. Abriu em Agosto de 2016.

bairrodoavillez.pt

− O MINI BAR, (Lisboa - Chiado, Porto - Baixa) é o bar gastronómico de José Avillez, que oferece um novo conceito de entretenimento e propõe experiências gastronómicas variadas, repletas de sabor, surpresa e diversão. Este não é um espaço tradicional. Aqui, nem tudo o que parece é. Em Lisboa, abriu em Setembro de 2014. No Porto, abriu em Julho de 2018.

minibar.pt

− O CANTINHO DO AVILLEZ (Lisboa - Chiado e Parque das Nações | Cascais | Porto) propõe boa cozinha de inspiração portuguesa com influências de viagens num ambiente muito confortável. No Chiado abriu em Setembro de 2011; no Parque das Nações, abriu em Maio de 2018; em Cascais abriu em Maio de 2019; no Porto abriu em Setembro de 2014.

cantinhodoavillez.pt

− O CAFÉ LISBOA (Lisboa - Chiado), inserido no Teatro Nacional de São Carlos, surgiu da vontade de dar uma nova vida ao histórico Largo de São Carlos. Conta também com uma magnífica esplanada onde é possível tomar um café, petiscar, almoçar, jantar ou apenas beber um copo, sete dias por semana. Abriu em Setembro de 2013.

cafelisboa.pt

− Da CANTINA ZÉ AVILLEZ (Lisboa - Campo das Cebolas) saem os pratos mais tradicionais da cozinha portuguesa para duas salas amplas e luminosas - onde não faltam simpatia e um cheirinho a alecrim - e para uma esplanada com vista para um jardim onde se sente a brisa do Tejo. Abriu em Março de 2018.

cantinazeavillez.pt

− A PIZZARIA LISBOA (Lisboa - Chiado) é a realização de um sonho antigo. Desde pequeno que José Avillez sonhava abrir uma pizzaria… talvez por se sentir fascinado pela forma como as pizzas viajaram pelo mundo, talvez por adorar o ambiente familiar e alegre das pizzarias, talvez por adorar novos desafios ou, muito provavelmente, por todos estes motivos. Abriu em Março de 2013.

pizzarialisboa.pt

− A TASCA CHIC, um restaurante sofisticado e contemporâneo com sabores portugueses, o JACARÉ, um carnívoro vegetariano, e o CASCABEL, um espaço com os melhores sabores mexicanos, no Gourmet Experience do El Corte Inglés (Lisboa - São Sebastião). Abriram em Dezembro de 2017.

tascachic.pt
jacare.pt
saloncascabel.com

COLABORAÇÕES COM CHEFS DE RENOME INTERNACIONAL

− A CANTINA PERUANA (Lisboa - Cais do Sodré), em parceria com o chef peruano Diego Muñoz, oferece uma cozinha peruana contemporânea no ambiente informal e boémio das típicas cantinas de Lima, e o melhor Pisco Bar de Lisboa. Abriu em Junho de 2017 no Bairro do Avillez e, em Setembro de 2018, mudou-se para a Rua da São Paulo.

cantinaperuana.pt

− A CASA DOS PRAZERES (Lisboa - Chiado), restaurante luso-asiático com uma cozinha sensorial num espaço envolvente e íntimo, e o REI DA CHINA (Lisboa - Chiado), que apresenta refeições rápidas e autênticas inspiradas na comida de rua asiática, em parceria com o chef argentino Estanislao Carenzo, perito em gastronomia asiática. Abriu em Março de 2019.

casadosprazeres.pt
reidachina.pt

− O CASCABEL, no Gourmet Experience do El Corte Inglés (Lisboa - São Sebastião), em parceria com o chef mexicano Roberto Ruiz, propõe sabores mexicanos autênticos e cocktails originais e irresistíveis num ambiente enérgico e irreverente. Abriu em Dezembro de 2017.

saloncascabel.com

− O ZA’ATAR (Lisboa - Cais do Sodré), em parceria com o chef libanês Joe Barza, apresenta a genuína cozinha tradicional libanesa para partilhar e unir as pessoas. Abriu em Setembro de 2018.

zaatar.pt

PROJECTOS INTERNACIONAIS

− A TASCA, no hotel de 5 estrelas Mandarin Oriental Jumeira, no Dubai, é o primeiro projecto de restauração internacional do chef José Avillez, e propõe uma carta de sabores portugueses com um toque contemporâneo num ambiente vibrante. Abriu em Março de 2019.

OUTROS PROJECTOS

VINHOS

Em colaboração com o Eng. José Bento dos Santos, na Quinta do Monte D’Oiro, em Lisboa, José Avillez desenvolveu os vinhos JA com a sua assinatura: JA Tinto, produzido unicamente a partir da casta Syrah, JA Branco, feito a partir das castas Viognier e Arinto, e JA Rosé.

LIVROS

Conta com inúmeras participações em livros portugueses e estrangeiros e é autor dos livros “Um Chef em sua Casa”, “Petiscar com Estilo”, “Cantinho do Avillez – As Receitas” e “Combinações Improváveis”.

TELEVISÃO

COMBINAÇÕES imPROVÁVEIS, programa de televisão da SIC Mulher em que, todas as semanas, a partir de um ingrediente principal, José Avillez combinou sabores, texturas e temperaturas, sugerindo uma combinação provável, uma combinação improvável e uma receita para os mais novos.

JA AO LUME, programa de televisão emitido pela SIC Mulher, em que o chef José Avillez ensinou a usar a criatividade no dia-a-dia. Contou com três séries.

FAMÍLIAS FRENTE A FRENTE
José Avillez é jurado do concurso televisivo da RTP 1, transmitido em horário nobre, em que famílias portuguesas de diferentes etnias e gerações se enfrentam em desafios culinários inspirados na cozinha portuguesa familiar.

RÁDIO
Partilhou dicas, receitas rápidas, curiosidades e sugestões numa rubrica recorrente das Manhãs da Comercial – O CHEF SOU EU.

 

INSTAGRAM        

YOUTUBE

FACEBOOK     

AVILLEZ 3.0